Pug

Este simpático cãozinho de origem chinesa foi levado para a Holanda, por volta do século XVI, pela Companhia das Índias Orientais e foi bastante apreciado pelas damas da sociedade como cão de colo. A raça teve seu padrão definido na Inglaterra, onde teve grande aceitação. 

Sempre tido como animal de estimação da nobreza e alta sociedade, sua trajetória remonta a episódios com nomes como Napoleão Bonaparte e o Duque de Windsor, cuja vida salvou, alertando-o sobre a invasão dos espanhóis. O Pug tornou-se o cão oficial da corte, e o túmulo de Willian exibe, além dele, seu cão.



O Pug é um cão alegre, ativo, equilibrado, inteligente e muito brincalhão. É uma ótima raça para crianças.

O Pug é um cão de porte pequeno, quadrado e massudo, que não precisa de um espaço muito grande no lar. Os exercícios não precisam ser muitos, e é recomendável não submeter esta raça a esforços físicos em dias quentes, pois o focinho achatado dificulta a respiração. Este apresenta uma típica máscara preta.

Seu pêlo é fino, liso, macio, curto e brilhante, nem duro, nem lanoso. É encontrado nas cores prata, abricó, fulvo ou preto, cada uma claramente definida para fazer um completo contraste entre as cores.


Os Pugs necessitam de alguns cuidados:

Com as fêmeas estes devem ser redobrados quando forem criar pois, devido ao seu focinho muito curto, os filhotes devem nascer rapidamente para não morrer asfixiados.

Nos filhotes um banho mensal é suficiente para garantir a limpeza. O Pug não é um cão de cheiro forte, mas as rugas do rosto devem ser limpas uma vez a cada cinco ou seis dias. Já os ouvidos devem ser limpos semanalmente com cotonetes.