Pequinês

O Pequinês é um cão originário da China. Relatos sobre as antigas dinastias chinesas mostram que sua aparência de leão era exaltada e considerada uma dádiva, conferindo-lhe nobreza e classe.

Há uma dúvida sobre a data de sua origem. Apesar dos primeiros registros serem datados do século VIII (Dinastia Tang), muitos consideram que linhagens mais antigas, da época da família imperial, eram mantidas puras e isoladas e o roubo desses cães sagrados era punido com a morte.

A introdução dos Pequineses no Mundo Ocidental foi resultado do saque feito ao Palácio Imperial em Pequim pelas forças britânicas em 1860. A realeza chinesa preferia matar seus Pequineses a vê-los nas mãos de caucasianos, por isso, durante a aproximação das tropas inglesas, eles mataram quase todos os cães, antes de cometer suicídio. Dos cinco animais sobreviventes encontrados pelos ingleses, todos de cores diferentes, o de duas cores (castanho e branco) foi presenteado à Rainha Vitória, no retorno à Inglaterra.

O pequinês é um cão pequeno, bem balanceado, moderadamente compacto, com grande dignidade e nobreza. São característicos da raça a aparência leonina e a expressão alerta e inteligente. Suas franjas abundantes e seu nariz achatado são características marcantes.


O Pequinês é um excelente cão de companhia, corajoso, leal, obediente, indiferente sem ser tímido ou agressivo, afetuoso com o dono, apesar de não demonstrar explicitamente seu amor. De temperamento calmo e independente, o Pequinês não é muito fã das agitadas brincadeiras infantis, preferindo manter-se distante. Desconfiado com estranhos, é um cão que late pouco, sendo perfeito para apartamentos.

O pêlo do Pequinês é moderadamente longo, reto com juba comprida, porém não estendida atrás dos ombros, formando uma capa ao redor do pescoço. A pelagem de cobertura é rústica, com subpelo mais macio. Todas as cores e marcas são permitidas, exceto albino ou fígado. Nos particolor, as manchas devem ser uniformemente distribuídas. Como o Pequinês não suporta muito bem o calor, sua pelagem requer escovação constante para manter-se desembaraçada e saudável. 

Alguns cuidados devem ser tomados, principalmente com relação aos olhos. A higiene feita com água boricada para retirar as remelas e evitar o escurecimento embaixo dos olhos deve ser feita freqüentemente. Já a ruga em cima do focinho precisa ser limpa com algodão e água para evitar assaduras e mau cheiro.



Voltar