Chihuahua





O Chihuahua é considerado o menor cão de raça do mundo e seu nome vem da maior província da República Mexicana, Chihuahua, onde ocorreu a descoberta dos mais antigos espécimes da raça moderna.

Alguns dizem que este cão viveu, de forma selvagem, na época da civilização Tolteca, onde foi capturado e domesticado por seus habitantes. Ilustrações de um cão miniatura, chamado “Techichi”, que vivia em Tula, foram usadas como decoração em suas arquiteturas. Estas pequenas estatuetas são muito similares aos Chihuahuas de hoje. Alguns acreditam que tenha sido o cão sagrado dos astecas, mas sabe-se que, no Egito, há cerca de três mil anos, já existia um cão bastante parecido com ele. Em 1910 foram encontrados, dentro de uma tumba egípcia, os restos mumificados de um pequenino cão cujo crânio tinha o formato característico de um Chihuahua. Acredita-se que o atual Chihuahua tenha se originado do cruzamento do Techichi com um pequeno cão sem pêlo levado da Ásia para o Alasca.



A aparência geral é de um cão compacto. Duas características muito importantes são o crânio em forma de maçã e sua cauda, moderadamente longa, muito alta, curvada ou formando um semicírculo, com a ponta direcionada para a região lombar. De porte pequeno, adapta-se perfeitamente a espaços pequenos e não precisa de muitos exercícios.

O Chihuahua é extremamente inteligente, afetuoso e possessivo, rápido, cheio de vida e muito corajoso. É considerado pela maioria como um cachorrinho de colo, mas revela-se um excelente cão de alerta em miniatura.

Existem duas variedades de Chihuahua: a de pêlo curto e a de pêlo longo. Nenhuma delas requer cuidados especiais com a pelagem: uma rápida escovação diária é suficiente para manter os pêlos brilhantes e macios. É uma raça que exige poucos custos de manutenção.





O pêlo curto é bem assentado sobre todo o corpo, ligeiramente mais longo quando apresenta subpêlo. É ligeiramente mais longo no pescoço e na cauda, curto na cabeça e nas orelhas. A pelagem é brilhante e sua textura é macia. Na variedade de pêlo longo, o pêlo deve ser fino e sedoso, liso ou ligeiramente ondulado. O subpêlo não deve ser muito denso. A pelagem é mais longa, formando franjas nas orelhas, pescoço, parte traseira dos membros anteriores e posteriores, nas patas e na cauda. Em ambas as variedades a pelagem é encontrada em todas as cores, em todas as suas tonalidades e combinações.




Voltar