Lulu da Pomerânia e os Outros Spitz Alemães

Spitz Anão - Lulu da Pomerânia

Os Spitz Alemães são descendentes dos cães da Idade da Pedra (Peat Dogs). Os Spitz; são as raças mais antigas da Europa Central. Assim, muitas outras raças foram criadas a partir delas. Acredita-se que eles descendam dos primeiros cães a serem domesticados pelos homens, que estariam na origem de todas as demais raças caninas. Por isso são classificados como “Cães de Tipo Primitivo”, por conservarem, ainda, grande parte das características herdadas dos lobos. Nos países de línguas não germânicas os Wolfsspitz são conhecidos como Keeshond e o Spitz Anão como Pomerânia.

O Spitz Anão, conhecido até os anos 90 como Lulu ou Pomerânea (nome que ainda é usado pelos criadores americanos e canadenses), teria se desenvolvido na região de fronteira entre a atual Alemanha e a Polônia, conhecida por Pomerânia. 

Reconhecido pelo Kennel Clube Inglês, em 1870, o Lulu da Pomerânia, levado para a Inglaterra pela Rainha Charlotte, esposa do Rei George III, ganhou popularidade quando a Rainha Vitória passou a ser proprietária de um exemplar.


Spitz Grande

Os Spitz cativam pela beleza de sua pelagem, composta por um abundante subpêlo, que lhe dá um aspecto de pelúcia. Uma característica marcante é o forte tipo de juba ao redor do pescoço (ruff) e a cauda com pelagem compacta e emplumada, portada, atrevidamente sobre o dorso. A cabeça de raposa com olhos alertas e as pequenas orelhas pontudas, inseridas próximas uma da outra, dão ao Spitz uma característica única: uma aparência atrevida.

O Spitz Alemão está sempre atento, avisando seus donos de qualquer alteração latindo aos menores sinais. É um cão ativo, alerta, esperto, curioso, brincalhão e independente, mas extremamente devotado ao seu dono. É muito dócil e fácil de ser treinado. Sua desconfiança com estranhos e sua ausência de instinto de caça fazem dele um cão de guarda ideal para casas e fazendas. Apesar de seu aspecto delicado, é indiferente às intempéries, tendo a robustez e longevidade como atributos marcantes.




Spitz Lobo

Os cães das variedades Pequeno e Anão, são ideais para pequenos espaços e donos moderadamente sedentários, uma vez que se contentam com pequenos passeios. Os de tamanho maior (Spitz Alemão Médio, Grande e o Spiz-lobo) apesar do tamanho não exigem grandes níveis de atividade.

O Spitz Alemão tem uma pelagem dupla: o pêlo externo é longo, reto e separado; o subpêlo é curto, grosso e lanoso. A cabeça, as orelhas, parte da frente dos membros anteriores e posteriores e as patas são cobertos por pêlos curtos e espessos (aveludados). O resto do corpo tem uma pelagem rica e longa, não ondulada, crespa ou encordoada e nem repartida no dorso. O pescoço e ombros são cobertos por uma juba abundante. A parte posterior dos membros anteriores é bem franjada, as patas posteriores têm franjas abundantes. A cauda tem uma pelagem espessa. Seus pêlos necessitam de escovação diária.

Spitz Pequeno




Os Spitz são classificados em 5 tamanhos diferentes, cada qual com um padrão de cor de pêlos específico:

Spitz lobo: 50 cm, pode ter uma variação para mais ou para menos de 5 cm (admite-se até 60 cm, mas o aspecto geral não deve ser comprometido).
Apresenta-se nas cores cinza lobo (nuances de cinza). A máscara não deve ser muito escura. A juba é mais clara. Os membros anteriores e posteriores são cinza-prateado sem marca preta embaixo dos cotovelos e joelhos. A ponta da cauda e culotes são cinza-prata claro.

Spitz grande: 46 cm, pode ter uma variação para mais ou para menos de 4 cm.
Seus pêlos podem ser preto, marrom, branco.

Spitz Médio
Spitz médio: 34 cm, pode ter uma variação para mais ou para menos de 4 cm. 
Apresenta pelagem preta, marrom, branca, laranja, cinza-lobo (nuances de cinza) e de outras cores.

Spitz pequeno: 26 cm, pode ter uma variação para mais ou para menos de 3 cm.
Seu pêlo pode ser preto, marrom, branco, laranja, cinza-lobo (nuances de cinza) e outras cores.

Spitz anão: 20 cm, pode ter uma variação para mais ou para menos de 2 cm.
Encontrado nas cores preto, marrom, branco, laranja, cinza-lobo (nuances de cinza) e outras.