Shih Tzu




O Shih Tzu, assim como o Lhasa Apso, é originário da China. Acredita-se que ele seja resultado do cruzamento entre Lhasas e Pequineses.  

Cão de porte pequeno, uma das primeiras descrições da raça, feita pelo Kennel Clube de Pequim, dá uma boa idéia sobre sua aparência: "deve apresentar cabeça de leão, torso de urso, patas de camelo, cauda de  espanador, orelhas de folha de palmeira, dentes de arroz, língua de pétala e deve movimentar-se como um peixe dourado".  Tem um corpo robusto e pelagem abundante, com um distinto porte arrogante e uma cabeça parecendo um crisântemo.

O Shih-Tzu é um cão de porte pequeno, considerado uma excelente companhia, ativo e muito alegre. A expressão do olhar é doce e amigável. É inteligente, carinhoso, ativo, alerta e independente. Ele adora ficar no colo e tem paciência para conviver com crianças e outros animais. Porém, não gosta de ambientes muito barulhentos. Adapta-se facilmente ao esquema de vida dos donos. É bem versátil, pois se o dono quiser brincar, ele brinca; porém contenta-se em brincar com brinquedos interessantes, se precisar ficar sozinho. Seus passeios podem se resumir a três curtas caminhadas diárias de 15 minutos cada.

Possui uma pelagem longa e densa, não encaracolada, que pode ser de todas as cores, e que requer escovação diária a fim de evitar a formação de nós em seus pêlos. É recomendável ainda que se amarre os pêlos da cabeça.