Pinscher




As origens do Pinscher (“mordedor” em Alemão) são conhecidas e a sua presença aparece documentada por numerosas representações antigas. Sabe-se que esta raça era encontrada nas florestas da Alemanha, há séculos, onde passou a ser criada.


Muito se fala sobre a relação entre o Pinscher Miniatura e o Dobermann, mas estudos comprovam que as duas raças não são correlatas. O único fator comum entre ambos é que pertencem ao mesmo grupo de raças ancestrais, denominado German Pinscher Family Dogs, da qual o representante mais usado foi o German Pinscher.


 O Pinscher Miniatura foi reconhecido oficialmente em 1879, apesar de existir desde o século XVIII. Acredita-se que ele foi desenvolvido por fazendeiros alemães para ser um caçador de ratos. O incremento da raça deu-se em 1895, com a fundação do Pinscher Clube Alemão, que redigiu o primeiro padrão da raça. Na Alemanha são encontrados os dois tipos de tamanho, o médio e o miniatura mas, no Brasil, apenas o Pinscher Miniatura. Atualmente, aceita-se a tese de que este é fruto do cruzamento do Dachshund com o Italian Greyhound.


O Pinscher Miniatura já existia em grande número na virada do século XX. Como no Pinscher Alemão, das inúmeras variedades de cores existentes na época, apenas as cores preta com marcações mais claras e a vermelha, do sólido ao amarronzado, foram selecionadas para a criação.


O Pinscher Miniatura é um cão ativo, com bom temperamento, equilibrado, seguro, enérgico, muito fiel ao dono, que gosta de brincadeiras e comporta-se bem com crianças, sendo um ótimo cão de companhia para toda a família. Também é um excelente cão de guarda por estar sempre alerta e atento a tudo. É a menor raça de guarda classificada pela Federação Cinológica Internacional.

Esta raça apresenta pêlos curtos, em tons que variam do castanho ao vermelho veado, e preto com marcação marrom nítida na face, patas, antepeito e abaixo da cauda. Com pelagem naturalmente brilhante, o Pinscher Miniatura não requer cuidados especiais.


Com um porte pequeno, é ideal para espaços reduzidos e também não requer exercício extra.

Voltar