Maltês


Ao contrário do que possa parecer, o nome desta raça não significa que ela seja originária da ilha de Malta. O adjetivo “Maltês” vem da palavra semítica “màlat” que significa “refúgio” ou “porto”. Esta raiz se encontra em todo uma série de nomes de lugares marítimos como, por exemplo, no nome da ilha Adriática ilha da Méleda, na cidade Siciliana de Melita e também no da ilha de Malta. Os ancestrais deste pequeno cão viviam nos portos e cidades marítimas centrais do Mediterrâneo, onde caçavam camundongos e ratos que se encontravam em grande quantidade nos armazéns dos portos e nos porões dos navios. Esta é, certamente, uma raça antiga; Aristóteles (384 – 322 A.C.) já mencionava uma pequena raça para o qual atribui o nome latino de “canes malitenses”. Também há representações do Maltês por numerosos pintores renascentistas, que o mostram nos salões da época ao lado das damas daquele tempo.

O Maltês é um cão de porte pequeno e corpo alongado coberto por uma pelagem branca muito longa. Tem um aspecto muito elegante, com um distinto e orgulhoso porte da cabeça.

O Maltês é um excelente cão de companhia; é dócil, afetuoso, vivaz, muito inteligente e expressivo. É um amigo muito fiel e devotado ao seu dono. No entanto, não costuma ser muito simpático com estranhos. Adapta-se facilmente tanto a apartamentos, como casas e também às condições climáticas. Eles adoram atenção e companhia e, portanto, devem ser incentivados a brincar sozinhos e a se tornar mais independentes. Não são destruidores como outras raças de cães pequenas e são fáceis de treinar.
Apesar da aparência frágil, o Maltês não exige muitos cuidados, a não ser com o pêlo que, por ser sedoso e denso, deve ser tratado diariamente com escovação para não se formarem nós. Também deve-se observar com cuidado a pele que, por ser bastante sensível, é propensa a alergias.


O pêlo denso, brilhante, caindo pesadamente e de textura sedosa, muito longa sobre todo o corpo, é reto sobre todo seu comprimento, sem sinal de ondulação ou caracol. Sua cor é branco pura, podendo apresentar um pálido tom de marfim ou manchas pálidas de sombra laranja.